Os benefícios das terapias corporais

25/07/2017

Uma pesquisa realizada em São Francisco tinha como objetivo medir os benefícios das terapias corporais. Para tanto, contou com a participação de terapeutas experientes, e de seus pacientes, de diversas abordagens de terapias corporais, como yoga, TaiChi, psicoterapia corporal, terapia orientada para a consciência corporal, mindfulness/meditação, Feldenkrais e Método de Alexander.

Veja os resultados que observaram:

Mudança de "Awareness" (autopercepção, autoconsciência)

Os pacientes observados pela pesquisa relataram uma mudança na sua percepção e consciência de si mesmo, como resultado do processo no engajamento da prática. Os pacientes explicitaram ainda dois aspectos dessa "awareness": primeiramente, perceberam uma mudança na sua consciência e forma de experimentar afetos negativos e de responder aos mesmos. Segundo, os pacientes descreveram uma mudança na sua percepção e consciência de sensações corporais.

Afetos Negativos

O tópico de emoções negativas e a conscientização de uma mudança na experimentação, ou percepção das emoções foi recorrente no discurso dos pacientes. Anteriormente ao engajamento em práticas de consciência corporal, as suas reações diante de afetos negativos incluíam: catastrofização da dor ou respostas muito pacatas diante de situações de estresse.

Sensações corporais

Ao final da pesquisa, os pacientes descreveram ainda uma mudança na sua "awareness" de suas sensações corporais como parte do processo de se engajar na prática. Essa mudança permitiu uma alteração na capacidade de resposta e envolvimento com as sensações.

Engajamento em autoregularão e autocuidado

Aprendendo a perceber, diferenciar e discernir como descrito acima, levou aparentemente a uma maior aptidão para o desenvolvimento das habilidades de autoregulação e autocuidado.

Autoregulação

Autoregulação é uma habilidade que os pacientes aprenderam em sua prática, que eles então aplicaram enquanto faziam a prática, ou quando lidando com sensações corporais como a dor. Eles aprenderam assim a aceitar as limitações de seus corpos e a adaptar os seus movimentos e comportamento.

Integração Mente e Corpo

Os terapeutas tinham na integração mente-corpo o objetivo final de suas terapias que eles esperavam que os seus pacientes atingiriam. Os pacientes proveram um feedback para esse objetivo ao descreverem como experimentaram essa integração em outras áreas de suas vidas.

Arthur Dubrule

Fonte: https://peh-med.biomedcentral.com/articles/10.1186/1747-5341-6-6